10 de jun. de 2011

LIMPEZA DE FOGÃO COOKTOP VITROCERÂMICO




Hoje recebi a ligação de uma cliente que acabou de adiquirir um fogão vitroceramico e queria informações de cuidado e conservação.

Ano passado organizei a casa de uma cliente recém casada que era repleta de materiais nobres e que requeriam cuidados especiais.

Na época treinei sua empregada doméstica, e para lhe ensinar a limpar e conservar a casa elaborei um manual.

Divido com vocês a parte em que descrevo os cuidados com o maravilhoso, mas difícil de lidar: fogão cooktop vitrocerâmico.


Para manter e proteger a mesa do Fogão Vitrocerâmico, seguir as instruções abaixo. **Informações vide manual da Fischer





·        A limpeza deverá ser feita sempre com a mesa vitrocerâmica fria;

·        Usar somente sabão ou detergente neutro, esponja ou pano macio, papel toalha e água;

·        Nunca usar produtos como limpa-fornos, sapólio, esponja de aço ou ponta de objetos (faca, garfo), para remover alguma sujeira impregnada;

·        Pode-se utilizar lã de aço (tipo Bombril), embebida em detergente para limpeza pesada;

·        Secar bem após cada enxágüe;

·        Não deixar restos de produtos de limpeza na mesa vitrocerâmica;

·        Evitar derramar líquidos sobre a mesa vitrocerâmica;

·        Manchas produzidas por água quente na superfície podem ser eliminadas com uma solução de vinagre e limão;

·        Eliminar pequenas sujeiras com um pano úmido;

·        Nunca utilizar o Fogão Vitrocerâmico como superfície de trabalho ou como suporte para outros objetos;

·        Não utilizar recipientes vazios (sem alimentos, água), pois o recipiente e a mesa serão danificados, pelo super aquecimento.

·        No caso de queda de açúcar ou alimentos adocicados na mesa vitrocerâmica, estes devem ser removidos com a superfície ligeiramente quente, com detergente e esponja macia;

·        Tomar cuidado para não deixar cair objetos sobre a mesa vitrocerâmica, pois a mesma poderá trincar ou rachar. ATENÇÃO: Caso isto ocorra, desligue imediatamente o produto e desconecte-o da rede elétrica



CUIDADOS NO MANUSEIO DO FOGÃO VITROCERÂMICO



·        Não aqueça alimentos em potes fechados. Primeiro abra a tampa.

·        Para evitar riscos de acidentes nunca deixe panos ou materiais inflamáveis sobre o cooktop.

·        Ao utilizar óleo ou gordura nas frituras, o cuidado deve ser maior, pois os mesmos são inflamáveis.

·        Nunca deixe o cabo das panelas no lado de fora do cooktop.

·        Não coloque utensílios vazios sobre o vidro cerâmico. Isto pode causar danos permanentes, como a quebra, derretimento ou marcas que podem afetar o vidro do cooktop. Este tipo de dano não é coberto pela garantia.

·        Coloque os utensílios sempre no centro da área de aquecimento.

·        Não coloque objetos metálicos, como facas, garfos, colheres e tampas sobre o cooktop, pois eles podem ficar quentes.

·        Não utilize panelas com fundo arredondado, para evitar acidentes.




Abraços, e até o próximo post.



Soluções práticas para  o seu dia a dia!



Lucy Mizael
Personal Organizer
Consultora doméstica
(27) 8167-3414


____________________________________

10 comentários:

  1. Oi amiga, adorei as dicas...aqui na Suiça 90% das casas tem esse fogão, é bom mas dá muito trabalho eu no iníco queimava muita comida porque esquecia a panela na base, desligava o botão mas a chapa continuava ligada né "burra mesmo". Aqui temos milhões de produtos para efetuar limpeza nesse fogão e até uma espátula para remover algo que grudar. Não sei se é correto mas depois de fazer a limpeza costumo usar um limpa vidros e fica muito bom e até hoje nunca manchou...mas acho que depende do material que é feito o fogão vitrocerâmico. Beijosss!

    ResponderExcluir
  2. Ei amiga, eu conheço a espátula e o produto, porque esssa minha cliente comprou tudo nos USA e trouxe o kit. Quanto ao limpa vidros, nao sabia, mas se você usa e dá certo... As minhas especificações são da empresa Fischer... Valeu pelo feedback. Bjooos

    ResponderExcluir
  3. 1º mundo é outra coisa, esse fogão deve ser ótimo pra ser "pilotado",rs, por enquanto eu só tenho um Dako mesmo,rs. Tive uma vizinha q qdo mudou pra uma casa grande fez uma "cozinha de enfeite", cre nisso? Essa cozinha era equipadissima com tudo de ultima geração, mas ela não usava, era só pra mostrar pras visitas. A q ela usava ficava fora da casa, num anexo e tinha quase tudo q a outra, mas era mais simples, dá pra entender isso??? eu morria de ver aquilo tudo disperdiçado, cada louco c/sua mania.Tenho certeza q hj ela deve ter um fogão desse "de enfeite" tb,rs.
    Dicas preciosas, bjs

    ResponderExcluir
  4. Lucy,

    O fogão aqui de casa é desses. Aliás, por aqui é comum. Tenho certos cuidados com ele, apenas por intuição, pois ele já estava instalado aqui antes de eu vir morar.
    E, lendo essas suas dicas, vou colocá-las em prática. Não conheço a espátula que a Camila comentou acima, mas gostei da dica sobre o "glass cleaner" limpa vidros, e vou testar.
    E como a Maria de Fátima também comentou; realmente é bem melhor pilotar esses.kkk Ai senhor, nem gosto de lembrar das trempes do meu fogão quando morava no Brasil. Sinto saudade d e tudo, menos disso. Rs
    Muito bacana tudo aqui, vou voltar sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meninas,

    Moro no Brasil, e tenho um fogão assim e a minha sogra também. O fogão da minha sogra está todo manchado. E a minha maior preocupação é manchar, pois tenho uma empregada em casa que faz a limpeza e por mais que eu tenha ensinado como limpar, há uma preocupação. O que ocasiona essas manchas?
    Obrigada,
    Fabrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabricia,

      Todas as informações estão descritas no post. Materiais nobres requer mais cuidado, zelo. Não tem jeito. Capricho e zelo. Fazendo o que eu disse acima. Eu não conheço produto que seja vendido aqui no brasil e que prometa uma limpeza fácil e mágica. Recentemente tenho testado o limpa vidros Zap Clean que é bom até para limpar tela de TV LCD/LED. Uma amiga aqui no post deixou comentário dizendo que após limpeza usa limpa vidros e dá um ótimo resultado, você pode testar em um pedaço do se fogão. Desculpe nao poder lhe ajudar mais. Abraços,

      Excluir
  6. Oi.. comprei um cook top vitroceramico, mas nem tenho ideia de quais panelas usar... gostaria de indicacoes de vcs,como marcas e precos...Estou com medo de ateh usar o cook...com medo de estragar rss Acho q vou deixar la de enfeite, como a amiga q comentou ai..rss
    Adorei as suas dicas. Obrigada
    Filomena

    ResponderExcluir
  7. Oi! Trabalho com um fogão desses desde o início do ano e hoje tive um acidente. Deixei uma tábua de cortar alimentos feita de silicone em cima da placa enquanto cozinhava. Ainda consegui tirar um pouco do silicone da placa mas ainda ficou uma mancha. Existe alguma maneira especial de retirar a mancha ou deve-se limpar como sempre? Obrigada. Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pati,
      Nunca lidei com esse acidente, mas eu tentaria o seguinte:
      Ferva 1 litro de água. Desligue o fogo e retire o fogão da tomada. Depois que a mesa do fogão esfriar, coloque um pano molhado na água quente em cima da mancha. Talvez o silicone amoleça e você poderá com o auxilio de uma espátula de plastico remove-lo.
      Depois limpe como de costume.
      Bjos e boa sorte!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, fique a vontade!
Ofensas não serão publicadas