3 de jun. de 2011

SAPATOS: COMO ORGANIZÁ-LOS?


Mulheres são apaixonadas por roupas, bolsas, acessórios, maquiagem, e SAPATOS.

Não nos contentamos apenas com um par para cada ocasião, ainda mais com tanta diversidade de cores, modelos, texturas e tipos.
Junto com a louca paixão, a maioria de nós arrancamos os cabelos quando o assunto é conservar e guardar os sapatos. Por isso preparei algumas dicas para você organizá-los.

Primeiro passo: Doar ou levar para conserto
Não precisa se desfazer dos mimos, dos amados, mas guardar sapatos que não usa, só se tiver espaço para dar a eles status de coleção, com uma sapateira incrível de dar inveja a Claudia Raia ou a qualquer celebridade aficcionada por sapatos.
Recomendo doar os que você não usa ou estão muito velhos e gastos.
Na verdade, se você não usa a mais de 1 e meio, tire do armário.

Outra dica é analisar se realmente vale a pena mandar para o sapateiro, muitas pessoas guardam por anos a fio sapatos para serem levados para o conserto.

Ok, eu até entendo que existem alguns casos onde o sapato faz parte de sua história, aquelas sapatilhas de quando você era forrozeira convicta, ou aquele tênis que te acompanhou naquela viagem de mochila pela Europa com o gatinho mais incrível da faculdade. Mas não venha me dizer que dos 50 pares que você tem, todos tem histórias marcantes.
Para selecionar, você pode usar alguns critérios:
ü  A cada 3 sapatos comprados doe 1 par;
ü  Doe os que você comprou na promoção mas nunca usou;
ü  Doe também os que acabam com seus pé.

Segundo Passo: ORGANIZAÇÃO
Reuna todos os sapatos e separe por freqüência de uso e tipo.
Os de uso diário devem ficar guardados em local de fácil acesso e visíveis.
Os de festa, e os de estação (botas, galochas chinelos de praia etc...) podem ficar separados caso não tenha espaço para guardá-los juntos dos de uso diário.

Vale ressaltar que após o uso todo calçado deve ser limpo e arejado antes de voltar para o armário/sapateira.
Existem no mercado vários tipos de organizadores de sapatos, veja qual se adapta melhor ao seu bolso e ao seu espaço e mãos a obra!



ASSISTA AO VÍDEO: COMO ORGANIZAR SAPATOS, DEPOIS CONFIRA MAIS DICAS DE ORGANIZAÇÃO ABAIXO:











Sapatos de pouco uso, como os de festa, podem ser guardados em organizadores verticais dentro dos armários, ou empilhados no alto dos armários.







Os sacos de TNT são excelentes para proteger os sapatos, levá-los em viagem ou empilhá-los.


Para visualizar um número maior de sapatos quando organizá-los na prateleira, coloque um par na frente e o outro atráz, ao invés de colocá-los lado a lado. Desta forma você visualiza um número maior de calçados.







As botas merecem atenção especial, as de cano longo devem ser guardadas deitadas


Caso contrário, ficarão marcadas podendo craquelar na dobra.




Para guardá-las em pé use garrafas pet ou de vidro dentro delasEm algumas cidades e no exterior, é possível comprar cilindros de pvc ou madeira próprios para guardar as botas.








Faça furinhos na garrafa e coloque bolas de gude ou pedrinhas dentro para pesar. Para evitar o mofo e espantar as traças, também coloque cravo da índia.







É possível encontrar na internet e nos grandes centros, cilindros de pvc ou madeira apropriados para manter a bota em pé.






No próximo post, vou ensinar a limpar e conservar os sapatos.

Beijos,


Lucy Mizael
Personal Organizer
Consultora em rotinas domésticas
Email: contato@personalitaorganize.com


Soluções práticas para o seu dia a dia!


                                   _________________________________________________


2 comentários:

  1. adorei a dica das botas, eu guardo a minha deitada, claro,rs, depois dessa aqui vou mudar. Sou louca pra ter essas cxs com visor transparente, mas não é pro meu bico, to pensando num DIY com caixas de sapato, em breve qdo arrumar o meu "quarto elmo" vou tentar, se der certo fotografo e te mostro.
    to amando seu blog, bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana..eu encontrei em uma loja grande aquí esses saquinhos com a parte transparente...comprei varios...comprei tantos que ate sobraran rsrsr..e uso para echarpes e outras coisinhas...amei..
    Nada como ser organizada !! Bj e obrigada pelas dicas...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, fique a vontade!
Ofensas não serão publicadas